sábado, 5 de abril de 2014

Exercício I - 9º Ano

Exercícios

1 . Escreva no caderno, com suas palavras, as definições de Estado, nação, território e país.
Deve ficar clara a ideia de que Estado corresponde a uma comunidade organizada politicamente; nação corresponde a um conjunto humano de características culturais, econômicas, étnicas e linguísticas, por exemplo, e com desejo de se constituir como Estado soberano; e território corresponde à base física sobre a qual um Estado exerce soberania.

2. Sobre a Primeira Guerra Mundial, responda.
a) Quais foram as penalidades impostas à Alemanha após o conflito?
Devolver a Alsácia e a Lorena à França; ceder as minas de carvão do Sarre à França por quinze anos; ceder colônias e equipamentos bélicos ao Reino Unido, França e Bélgica; pagar uma indenização de 33 bilhões de dólares e reduzir seu poder bélico.

b) Apresente dois motivos que permitem dizer que o imperialismo provocou a Primeira Guerra.
Na segunda metade do século XIX, os países industrializados não puderam ampliar seus domínios coloniais, já que África e Ásia já estavam dominadas, o que lhes impunha restrições quanto à obtenção de matéria-prima e à conquista de mercado consumidor. Além disso, o enriquecimento do Reino Unido e da França ocasionou um desequilíbrio de poder bélico na Europa, afetando principalmente a Alemanha e a Itália, que se sentiram prejudicadas na partilha dos domínios coloniais.

c) Explique por que a Alemanha se sentiu em uma posição humilhante após o final da Primeira Guerra Mundial.
As imposições dos países vencedores da guerra, expressas no Tratado de Versalhes, deixaram a economia alemã arrasada.

3. Escreve V para verdadeiro e F para falso nas afirmações a seguir.
a) ( V ) Todo país é um Estado-nação.
b) ( V) O Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente. É o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país.
c) ( v ) Os curdos são exemplo de um Estado sem nação
d) ( F ) Não existe nação sem território próprio

Explicação sobre o exercício 3:
Curdos:
Essa é maior nação sem Estado do mundo. A população de origem curda soma mais de 26 milhões de pessoas, que estão distribuídas nos territórios da Armênia, Azerbaijão, Irã, Iraque, Síria e Turquia, que abriga mais de 14 milhões. Os curdos reivindicam a criação de um Estado próprio (entre o norte do Iraque, oeste da Turquia e noroeste do Irã), denominado Curdistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário