terça-feira, 20 de agosto de 2013

Turmalina


Grupo de minerais pertencentes à categoria dos minerais de silicato. Os minerais silicatados são a mais importante classe de minerais provenientes de rochas. Os minerais da turmalina são um conjunto de minerais de silicato de boro e alumínio que apresentam composição variável. O termo “turmalina” significa “pedra que atrai a cinza” no idioma cingalês.
A composição , por sua vez, apresenta substituições isomórficas na solução sólida. As substituições são feitas pelo ferro, magnésio, sódio, cálcio e lítio.
A fratura da turmalina é subconcoidal a regular, a densidade é mais elevada nas espécies que possuem ferro em sua composição. Aparentemente, é transparente e opaca com traços resinosos que tendem para coloração escura.
No sistema trigonal a turmalina se apresenta na forma de cristal longos e finos com secções triangulares. Os cristais de turmalina são, habitualmente, assimétricos consequência de um processo de hemimorfismo. Os cristais de estilo “prismático e delgado” são encontrados em granito de grão fino, tecnicamente chamado de “aplito” de forma radial.
A turmalina é o único mineral comum que apresenta três faces, cujos prismas possuem estriações verticais num efeito triangular arredondado.
Em nível de coloração, a turmalina é encontrada em várias cores, as compostas essencialmente de ferro são de coloração preta, preta azulada, e castanho escuro. As turmalinas, cuja composição apresenta predominantemente a presença de magnésio possuem coloração de castanho a amarelo.
Quando o lítio é abundante na composição, a turmalina tende a apresentar uma coloração multicor com a presença da cor azul, verde, vermelho, amarelo, cor de rosa, entre outras colorações. É raro encontrar uma turmalina incolor.
É demasiada a ocorrência de cristais de turmalina biocoloridos ou multicoloridos (parecidos com arco-íris). Há cores que se intercalam entre as extremidades de uma mesma pedra, como ocorre na turmalina melancia que apresenta uma extremidade cor de rosa e outra verde.
Historicamente, a primeira variedade de turmalina é “schorl”, descoberta em 1524, por Johanes Mathesius. Até a era das navegações e da colonização, não sabia-se que o “schorl” seria uma espécie de turmalina.
Em sua exploração, a turmalina é encontrada em rochas ígneas, como em granitos e pegmatitos graníticos; e nas rochas metamórficas, em xisto e mármore. Essa pedra é muito utilizada na produção de joalheria, mármores e até em microfones.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Turmalina


Nenhum comentário:

Postar um comentário