sábado, 5 de abril de 2014

Exercicio I - 7ª Ano

Organizando o Conhecimento

1) Em relação ao Equador, em que hemisfério se concentra as terras brasileiras?
As terras brasileiras concentram-se no Hemisfério sul ou Meridional.

2) Por que dizemos que o Brasil está situado no Hemisfério Ocidental?
Dizemos que o Brasil está no Hemisfério ocidental, pois seu território se encontra a oeste do Meridiano de Greenwich.

3) A maior parte do território brasileiro está localizada em qual zona térmica? Quais paralelos delimitam essa zona?
A maior parte do território brasileiro está localizada na zona térmica intertropical, compreendida entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio.

4) O território brasileiro se encontra na maior parte, em qual Hemisfério?
O território Brasileiro se encontra em sua maior parte no Hemisfério Sul ou Meridional.

5) Em que zona térmicas se encontra o Brasil?
O Brasil tem a maior parte de seu território situada na Zona térmica tropical onde encontramos uma temperatura média no mês entorno dos 18 °C, com uma grande precipitação anual. Mas ao Sul do território temos uma zona temperada onde encontramos as quatro estações bem definidas, com temperaturas mais baixas.

6) Em qual região do Brasil encontramos climas com temperaturas mais baixas ? Por que isso acontece?
Na região sul do Brasil ocorre às temperaturas mais baixas, porque essa região se encontra na zona térmica temperada, abaixo do Trópico de Capricórnio.

7) Quantos continentes existem na Terra?  Em qual deles está localizado o Brasil?
Os continentes são em número de seis: Antártida; Oceania; África; Ásia; Europa e América.  O Brasil está localizado na América.

8) Sobre a posição geográfica do Brasil, coloque nas afirmativas abaixo (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. Quando sua resposta for falsa, reescreva a frase tornando-a verdadeira.

a) O território brasileiro está totalmente ao sul da linha do Equador, portanto, o país pertence somente ao Hemisfério meridional. Falso – O extremo norte do território brasileiro é “cortado” pela linha do Equador, fato que proporciona ao país ter uma parte da sua área localizada no Hemisfério setentrional e outra porção situada no Hemisfério meridional.
b) Os extremos do território do Brasil no sentido leste-oeste são: Monte Caburaí (Roraima) e Arroio Chuí (Rio Grande do Sul). Falso – Os extremos do Brasil no sentido leste-oeste são a Serra Contamana, no Acre, a oeste e Ponta do Seixas (Paraíba), a leste.
c) O Brasil pertence ao Hemisfério ocidental, visto que o país está situado a oeste do meridiano de Greenwich. Verdadeiro – O território brasileiro está totalmente localizado a oeste do meridiano de Greenwich, portanto, o país pertence ao Hemisfério ocidental.
d) O Trópico de Capricórnio “corta” o território brasileiro na sua porção sul. Verdadeiro – A porção sul da área do Brasil é cortada pelo Trópico de Capricórnio. Essa linha imaginária passa pelos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

e) Cortado ao norte pela linha do Equador, o Brasil possui 7% do seu território no Hemisfério setentrional e 93% no Hemisfério meridional. Verdadeiro – A linha do Equador (imaginária) passa no extremo norte do Brasil, mais precisamente nos estados do Amapá, Pará, Roraima e Amazonas. Com isso, o país possui 7% do território no Hemisfério setentrional (norte) e 93% no Hemisfério meridional (sul).

Um comentário: